segunda-feira, 13 de agosto de 2007



Tendência crítica

Essa tendência demonstra através da defesa de uma escola centrada na criança, vista não como individuo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade " a que ela serve e que a serve", e que posui direitos e deveres, dentre os quais o erro.Atividades manuais são consideradas tão importantes quanto as intelectuais, e a disciplina e a autoridade ão fruto do trabalho organizado.

Tendêcia cognitiva

Está tendência valoriza como a criança pensa e de como constrói as noções sobre o mundo fisico e social.Nesta tendêcia o desenvolvimento resulta na interação do meio com o organismo assim a criança aprende interagindo com o meio e por si própria.O professor é desafiador da criança ele cria dificuldades e problemas, ou seja um estímulo assim a criança passa a ter confiança nas suas próprias possibilidades de experimentar, descobrir,expressar se, ultrapassar seus medos, ter iniciativa entre muitas coisas.

Tendência Romântica

Nesta tendência a valorização dos interesses e necessidades da criança, a defesa da idéia de desenvolvimento natural, carater lúdico na atividades infantis!A criança aprende de dentro para fora de forma natural e sempre brincando, pois a idéia é de que se valorize muito o brincar.

Nenhum comentário:

Olavo Bilac

A Boneca

Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: "É minha!"
— "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca . . .