sexta-feira, 24 de agosto de 2007


Eixo: Linguagem Oral e Escrita.

OBJETIVOS

0 – 3 ANOS:
- Participar de variadas situações de comunicação oral;- Interessar se pela leitura de histórias;- Familiarizar se com a escrita por meios de livros, revistas, história em quadrinhos, etc.

4 – 6 ANOS:
- Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão.- Familiarizar-se com a escrita por meio de livros, revistas e outros textos.- Escutar textos lidos, pelo professor.- Interessar-se por escrever palavras e textos.- Reconhecer seu nome escrito.- Escolher os livros para ler e apreciar.
CONTEÚDOS
0 – 3 ANOS:
- Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivencia e expressar desejos, vontades, necessidades.- Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos.- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita- Observação e manuseio de materiais impressos.
4 – 6 ANOS:
- Falar e Escutar;- Práticas de Leitura;- Práticas de Escrita.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

0 – 3 ANOS:
- As diversas situações cotidianas que o adulto fala com ou perto da criança, permitem que a criança conheça e apropria-se do universo discursivo.- O professor tem de manter sempre um diálogo com o bebê e criança.- O adulto tem de utilizar a fala de maneira clara sem infantilizar ou imitar o jeito da criança.- O Professor pode se apropriar de varias maneiras para estimular a linguagem em sala, através da música, do canto e a escuta de histórias.- O professor pode orientar os pais, para compartilhar essa nova descoberta da criança em casa.- O professor deve ampliar as condições da criança de manter-se no próprio texto falado. Para tanto, deve escutar a fala da criança, deixando-se desenvolver por ela.- O professor pode funcionar como apoio ao desenvolvimento verbal das crianças.- O professor tem um papel importante de “evocador” de lembranças.

4 – 6 ANOS:
- Ambiente alfabetizador.- Promover situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tenham a oportunidade de participar.- Preparar convites para as reuniões de pais.- Participação das crianças nos eventos de letramento.- Práticas de textos de literatura geral e infantil.- Escolha de um tema para trabalhar com projetos e objetivos.

AVALIAÇÃO
0 – 3 ANOS:
- A avaliação deve ser continua.- Deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.- A observação cuidadosa sobre cada criança e sobre o grupo.

4 – 6 ANOS:
- Participação de conversas, utilizam diferentes recursos necessários ao diálogo, interessando-se pela leitura e para ouvir histórias.- Ampliaram seu vocabulário, incorporando novas expressões e utilizando expressões de cortesia.- Na leitura, as crianças pedem para que o professor leia, fazem comentário sobre o que leram e escutaram, recomendam a leitura que os interessou aos companheiros.- Quanto a Pratica de escrita e de produção de textos, se interessam por escrever seu nome e o nome das outras pessoas.- Mesmo sem a exigência e que as crianças estejam alfabetizadas ao seis anos, todos os aspectos envolvidos no processo da alfabetização deve ser considerados.

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Olavo Bilac

A Boneca

Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: "É minha!"
— "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca . . .