sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Eixo: Artes Visuais.

OBJETIVOS

0 – 3 ANOS:

A instituição deve organizar sua prática em torno da aprendizagem em arte, garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de:- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas;- Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.


4 – 6 ANOS:

Para esta fase, os objetivos estabelecidos deveram garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de:- Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;- Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da moldagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

CONTEÚDOS:


Os conteúdos são organizados em dois blocos que visam oferecer visibilidade as especificidades da aprendizagem em artes.Primeiro bloco: “o fazer artístico”


0 – 3 ANOS:

- Exploração e manipulação de materiais como lápis e pincéis de meios como tinta, água, areia e de variados suportes gráficos, como jornal, papelão, madeiras etc.- Exploração e conhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.- Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.- Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.


4 – 6 ANOS:

- Criação de desenhos, pinturas, colagens, moldagens a partir da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura e exploração utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, e modelar.- Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes, necessários para o fazer artístico.- Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.- Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala.- Respeito e cuidado com os objetos, produzir individualmente e em grupo.- Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.


Segundo bloco: “Apreciação em Artes Visuais”


0 – 3 ANOS:

- Observação e identificação de imagens diversas.


4 – 6 ANOS:

- Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema etc.- Apreciação das suas produções e das doa outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos na linguagem plástica.- Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.- Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.- Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.


DIDÁTICA:


0 – 3 ANOS:

- Nesta faze o que tem valor pe a utilização de instrumentos, materiais e suportes diversos, como lápis, pincéis, tintas, papéis, cola, etc; para a prática da arte, a partir do momento em que as crianças tenham condições motoras para o manuseio. As atividades devem ser bem dimensionadas e delimitadas no tempo.- Quanto à apreciação de imagens, deve-se proporcionar o maior número de materiais variados possível e que tenham significado para a criança.


4 – 6 ANOS:

- Para que as crianças nesta faixa etária possam criar suas produções, o professor deve oferecer oportunidades diversas para que elas se familiarizem com alguns procedimentos ligados aos materiais utilizados, os diversos tipos de suporte e par que possam pensar sobre os resultados obtidos.Sendo assim o trabalho deve ser organizado de forma a oferecer para as crianças a possibilidade de contato, uso e exploração de materiais.- Nesta fase ao trabalhar com leitura de imagens é importante elaborar perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse da criança.


ORGANIZAÇÃO:


Organização do TempoDeve-se respeitar as crianças em relação ao seu ritmo e interesse pelo trabalho, tempo de concentração, o prazer na realização, o professor deve ficar atento para redimensionar as atividades, em relação ao tempo ou própria atividade.Podem ser apontadas três possibilidades de organização: atividades permanentes, as seqüenciais e os projetos.Organização do EspaçoA organização da sala, a quantidade e a qualidade dos materiais presentes e sua disposição no espaço são determinantes paro o fazer artístico.


AVALIAÇÃO:


A avaliação tem que buscar entender o processo individual de cada criança, afastando julgamentos como feio ou bonito, certo ou errado, que assim sendo utilizados não auxiliam no processo educacional, os educandos devem ser observados constantemente e as observações registradas.Em Artes Visuais a avaliação deve ser feita através de processos que tem como caráter de análise e reflexão sobre as produções das crianças, ou seja, a avaliação para criança deve especificar suas conquistas e as etapas do seu processo criativo.


0 – 3 ANOS:

A avaliação é feita pela exploração de diferentes materiais e também de possibilidade de expressar-se por meio deste.


4 – 6 ANOS:

Utilizam os desenhos, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, expressar-se e comunicar-se.

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Olavo Bilac

A Boneca

Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: "É minha!"
— "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca . . .