sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Eixo: Musica.


OBJETIVOS:


0 – 3 ANOS:
Ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons através de brincadeiras, imitações e reproduções musicais.


4 – 6 ANOS:
Explorar e identificar elementos da música. Perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos utilizando composições e interpretações musicais.

CONTEÚDOS:


0 – 3 ANOS:
A prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas. Ex: explorando, expressando e produzindo silêncio e sons com a voz, corpo e materiais diversos. Também através de interpretação de músicas e canções diversas com a participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.


4 – 6 ANOS:
Nessa fase, pode-se ampliar os trabalhos desenvolvidos incluindo a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical. Ex: altura (sons graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue cada som). Trabalhar jogos e brincadeiras que envolvam dança, improvisação musical e repertório de canções a fim de desenvolver a memória musical.

ORIENTAÇÕES:


0 – 3 ANOS:
A música deve ser utilizada no cotidiano. No entanto, não se deve esquecer a importância do silêncio, pois é através dele que se torna possível perceber os sons. O trabalho com a música deve ser através da escuta de várias músicas utilizando canções e movimentos corporais.


4 – 6 ANOS:
Nessa etapa, o trabalho com música pode ser mais detalhado. Pode-se trabalhar com vários gêneros e tipos de música (internacional, cultural, folclórica, etc.). As músicas regionais são um tipo muito interessante de se trabalhar, a fim de que as crianças se familiarizem com as diversas tradições. Trabalhar com músicas sem letra também é aconselhável, pois esta abre a possibilidade de várias maneiras de trabalho. As crianças podem perceber, sentir, ouvir deixando-se guiar pela música e pela imaginação. Deve-se, também, ensinar sobre os compositores e demais detalhes da música sendo trabalhada, para iniciar conhecimento sobre produção musical.

AVALIAÇÃO:


0 – 3 ANOS:
Avalia-se a atenção de ouvir, responder, imitar e a capacidade de expressão pela voz e corpo.


4 – 6 ANOS:
Avalia-se a utilização da linguagem expressiva e a consciência do valor da comunicação por meio da voz, do corpo e dos instrumentos musicais.

Nenhum comentário:

Olavo Bilac

A Boneca

Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: "É minha!"
— "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca . . .