
Eixo: Musica.
OBJETIVOS:
OBJETIVOS:
0 – 3 ANOS:
Ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons através de brincadeiras, imitações e reproduções musicais.
4 – 6 ANOS:
Explorar e identificar elementos da música. Perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos utilizando composições e interpretações musicais.
CONTEÚDOS:
0 – 3 ANOS:
A prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas. Ex: explorando, expressando e produzindo silêncio e sons com a voz, corpo e materiais diversos. Também através de interpretação de músicas e canções diversas com a participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
A prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas. Ex: explorando, expressando e produzindo silêncio e sons com a voz, corpo e materiais diversos. Também através de interpretação de músicas e canções diversas com a participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
4 – 6 ANOS:
Nessa fase, pode-se ampliar os trabalhos desenvolvidos incluindo a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical. Ex: altura (sons graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue cada som). Trabalhar jogos e brincadeiras que envolvam dança, improvisação musical e repertório de canções a fim de desenvolver a memória musical.
ORIENTAÇÕES:
0 – 3 ANOS:
A música deve ser utilizada no cotidiano. No entanto, não se deve esquecer a importância do silêncio, pois é através dele que se torna possível perceber os sons. O trabalho com a música deve ser através da escuta de várias músicas utilizando canções e movimentos corporais.
4 – 6 ANOS:
Nessa etapa, o trabalho com música pode ser mais detalhado. Pode-se trabalhar com vários gêneros e tipos de música (internacional, cultural, folclórica, etc.). As músicas regionais são um tipo muito interessante de se trabalhar, a fim de que as crianças se familiarizem com as diversas tradições. Trabalhar com músicas sem letra também é aconselhável, pois esta abre a possibilidade de várias maneiras de trabalho. As crianças podem perceber, sentir, ouvir deixando-se guiar pela música e pela imaginação. Deve-se, também, ensinar sobre os compositores e demais detalhes da música sendo trabalhada, para iniciar conhecimento sobre produção musical.
AVALIAÇÃO:
Nessa etapa, o trabalho com música pode ser mais detalhado. Pode-se trabalhar com vários gêneros e tipos de música (internacional, cultural, folclórica, etc.). As músicas regionais são um tipo muito interessante de se trabalhar, a fim de que as crianças se familiarizem com as diversas tradições. Trabalhar com músicas sem letra também é aconselhável, pois esta abre a possibilidade de várias maneiras de trabalho. As crianças podem perceber, sentir, ouvir deixando-se guiar pela música e pela imaginação. Deve-se, também, ensinar sobre os compositores e demais detalhes da música sendo trabalhada, para iniciar conhecimento sobre produção musical.
AVALIAÇÃO:
0 – 3 ANOS:
Avalia-se a atenção de ouvir, responder, imitar e a capacidade de expressão pela voz e corpo.
Avalia-se a atenção de ouvir, responder, imitar e a capacidade de expressão pela voz e corpo.
4 – 6 ANOS:
Avalia-se a utilização da linguagem expressiva e a consciência do valor da comunicação por meio da voz, do corpo e dos instrumentos musicais.
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